A equipe LOCALPOWER está sempre ao seu lado cuidando de tudo – do orçamento ao monitoramento do sistema em operação.
Mas quem pensa em mudar para a energia solar costuma ter muitas questões: custa caro? Como faço para manter meus painéis? Nos dias de chuva, o que acontece?
Confira aqui as dúvidas mais frequentes. Se não encontrar o que você precisa, fale com a gente
-
Como funciona o sistema de energia solar?
O painel solar capta a luz do sol e gera energia por meio de células solares fotovoltaicas. Essa energia é convertida pelo inversor para utilização na sua casa ou empresa.
-
On-grid e off-grid? Qual é a diferença?
On-grid é um sistema de energia solar ligado à rede elétrica: gera energia para a sua casa e transfere o excedente para a rede pública. Assim você acumula créditos em kWh que podem ser utilizados em até 5 anos. Já o sistema off-grid funciona de forma isolada, armazenando o excedente de energia em baterias.
-
Como funciona o sistema de compensação junto à concessionária?
A energia gerada pelo sistema solar on-grid é cedida à distribuidora local, gerando créditos em kWh. Seus créditos de energia podem ser usados em até 5 anos.
-
Investir em energia solar custa caro?
Não. O investimento se paga em aproximadamente 4 anos. Também é possível adquirir o sistema de energia solar por meio de linhas de crédito, com parcelas de financiamento inferiores à economia na sua conta de luz.
-
Que opções de financiamentos estão disponíveis?
A LOCALPOWER trabalha com linhas de crédito do BV, Santander e SolFácil.
-
Qual é o payback?
O payback de um sistema fotovoltaico varia entre 3 e 6 anos, de acordo o tamanho do sistema, a tarifa local, a região e as condições de instalação, que impactam diretamente performance de geração de energia.
-
O valor da minha conta de energia será zerado?
Não totalmente. Mas quando o projeto é feito de forma a produzir toda a energia elétrica que você precisa, sua conta de luz será muito baixa: restará um valor mínimo, referente à iluminação pública e à taxa de disponibilidade da rede.
-
Que tamanho de sistema fotovoltaico eu preciso?
Os sistemas são dimensionados segundo o seu consumo mensal de energia elétrica, a incidência de sombra no local, o nível de irradiação solar e a temperatura média da região, além da inclinação e orientação do telhado.
-
Qual é a vida útil de um sistema fotovoltaico?
Os fabricantes de placas de energia solar dão garantia de 25 anos, mas a vida útil delas chega a ser ainda maior. Neste período, a única substituição provável é a do inversor.
-
Nos dias sem sol, como eu fico?
O sistema de energia solar vai produzir menos energia, então você usará os créditos acumulados nos dias ensolarados. Todas as variações climáticas são levadas em conta nos projetos da LOCALPOWER, então você estará sempre preparado para elas.
-
Se faltar luz o que acontece com o sistema on-grid?
Nessas horas o sistema para de funcionar imediatamente, uma medida de segurança obrigatória para que os técnicos possam realizar os reparos sem risco de choque elétrico.
-
Preciso fazer obras para instalar o sistema?
Não, a instalação das placas fotovoltaicas é bastante simples. Na grande maioria das vezes elas entram em operação sem interferência na rotina da casa ou no dia a dia das empresas.
-
Tenho que fazer alguma alteração na instalação elétrica existente?
Não. O sistema de energia solar é conectado à instalação elétrica que sua casa ou empresa já possui.
-
Apartamentos também podem se beneficiar da energia solar?
Sim, desde que haja área disponível para as placas fotovoltaicas – em coberturas, por exemplo. Outra possibilidade é instalar placas em outro imóvel do mesmo proprietário: os créditos de uma unidade podem ser transferidos para outra com a mesma titularidade. Há também a possibilidade de instalar o sistema na área comum do prédio, com a aprovação dos demais condôminos.
-
Quero instalar no meu condomínio. Posso?
Sim, a ANEEL já permite o compartilhamento de um único sistema pelos condôminos. Nesses casos, também é possível utilizar a energia solar na área comum do condomínio.
-
Tenho que fazer algum tipo de manutenção do sistema?
As chuvas são a forma de limpeza regular, mas recomenda-se a limpeza anual das placas. A avaliação periódica por meio do sistema de monitoramento também é fundamental para identificar problemas pontuais.