somos a força
da energia solar

Já são mais de 1200 projetos instalados.

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Relacionamos as dúvidas mais frequentes a respeito do funcionamento e dos benefícios dos Sistemas de Energia Solar

Perguntas & Respostas

Relacionamos as dúvidas mais frequentes a respeito do funcionamento e dos benefícios dos Sistemas de Energia Solar

1- O sistema On-Grid é um sistema de Energia Solar interligado à rede elétrica da Concessionária local. Ele gera energia para a residência, “injeta” o excedente na rede pública que vai contabilizar créditos em kWh para o proprietário do sistema, créditos esses que poderão ser utilizados em até 60 meses. Já um sistema Off-Grid funciona de forma isolada, sem interligação com a rede da concessionária porque utiliza baterias para armazenar o excedente da energia gerada.

2- O Painéis Solares captam a luz solar e geram energia através das células solares fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício. Essa energia é gerada em corrente contínua (CC) e convertida, pelo Inversor, em corrente alternada (CA) para utilização no estabelecimento. Parte dessa energia vai será utilizada para suprir o consumo momentâneo do local, o que chamamos de autoconsumo, e o excedente será transferido para a rede de eletricidade pública, gerando créditos em kWh para o proprietário do sistema.

3- Se houver queda no fornecimento de energia por parte da Concessionária o sistema de Energia Solar On-Grid para de funcionar imediatamente. Essa é uma medida de segurança obrigatória para que os técnicos possam realizar os reparos sem risco de choque elétrico, já que o sistema On-Grid está interligado na rede.

4- Sem sol, o sistema de Energia Solar produz menos energia e pode ser que nesse período você consuma os créditos que foram acumulados gerados em dias de sol. As variações climáticas (dias de sol, nublados ou de chuva) são consideradas nas estimativas de geração dos sistemas, através da utilização de bases estatísticas históricas de irradiação solar.

5- Não totalmente, mas caso seu projeto seja feito de forma a produzir toda a energia elétrica que você necessita, sua conta de luz será muito baixa, restando apenas um valor mínimo referente à iluminação pública e à taxa de disponibilidade da rede.

6- O sistema de compensação se configura como um arranjo no qual a energia injetada por um sistema de Energia Solar On-Grid é cedida à distribuidora local, gerando créditos em kWh que serão posteriormente consumidos pela unidade geradora ou outra unidade consumidora de mesma titularidade e na mesma área de concessão. Os créditos de energia gerados são válidos por 5 anos.

7- Os fabricantes de placas de Energia Solar trabalham com garantia de 25 anos, mas a vida útil chega a ser ainda maior. Em relação ao inversor, é provável que seja necessária uma substituição dentro desse período.

8- Os sistemas de Energia Solar são dimensionados considerando os seguintes fatores: consumo mensal de energia elétrica, incidência de sombra no local, nível de irradiação solar e temperatura média da região, inclinação e orientação do telhado, assim como as características técnicas e de performance dos equipamentos utilizados.

9- Não, a instalação de um sistema é relativamente simples. Na grande maioria das vezes, nossos sistemas são instalados com os moradores na casa ou, no caso de empresas, sem interferir na operação.

10- O sistema de Energia Solar é conectado à instalação elétrica que já existe hoje na sua casa ou empresa, desde que ele esteja dentro dos padrões definidos pela Concessionária local.

11- Sim, desde que o apartamento tenha área disponível para se instalar as placas, como é o caso de coberturas ou apartamentos no último andar do prédio. Outra possibilidade é instalar as placas em outro imóvel do mesmo proprietário, desde que este esteja na região atendida pela Concessionária. Os créditos gerados sem uma unidade podem ser transferidos para outra, desde que estejam com a mesma titularidade. Existe também a possibilidade de se colocar na área comum do prédio, mediante a aprovação em reunião com os outros condôminos.

12- Sim, a ANEEL já permite o compartilhamento de um único sistema por condôminos, além de existir também a possibilidade de utilizar a energia gerada para o consumo da área comum do condomínio.

13- Apesar das chuvas serem uma forma de limpeza regular, recomenda-se procedimento limpeza anual das placas. A avaliação periódica da performance através do sistema de monitoramento é fundamental, pois permite identificar eventual variação da geração e a identificação de algum problema pontual.

14- Não, o retorno do investimento está próximo de 4 anos e já é possível adquirir o sistema de Energia Solar através de linhas de crédito, com taxas atrativas e parcelas do financiamento inferior a economia gerada na conta de luz.

15- Trabalhamos com linhas de crédito do BV, Santander e da fintech SolFácil.

16- O payback de um sistema fotovoltaico varia entre 3 e 6 anos, de acordo o tamanho do sistema, a tarifa local, a região e as condições de instalação - que impactam diretamente performance de geração de energia.

LOCALPOWER

Gostaria de um retorno mais rápido possível?

10:20 pm